Em 2021 eu quero aprender a programar

Há bastante tempo eu venho me prometendo mudar de carreira e ano passado eu comecei esse processo. Estou com uma rotina de escrita e decidi que aprenderia a programar por que esse ano é o que eu começo uma nova carreira. Abri algumas aulas de hmtl, css e javascript e comecei a estudar. Desde novembro do ano passado - tudo começa em novembro, note.

Apesar dos meus estudos, este blog não foi construído com todas as minhas habilidades de linguagem, só com um pouco de noção e as cores certas, mas já fiz um projeto de site que eu gostei bastante, só preciso terminar alguns detalhes e criar alguns links automáticos para eu ficar satisfeita. Para este blog aqui eu fiquei feliz de ter uma espaço bem minimalista com as cores certas, só lilás e alguns tons de vinho e marrom.

 O site da imagem foi o que eu fiz do zero, as imagens são do canva e eu editei a arte até que ficasse do meu gosto e dentro de uma paleta fofa, que lembrasse contos de fada. Combinou perfeitamente com o tema, uma newsletter de romance, fantasia, coisas fofas e vintage.


Tá fofo, não tá? Fiz um conceito "conto de fadas" baseado em lilás e faded pink.

Meu primeiro passo nos estudos foi meu irmão me indicando aulas gratuitas para eu verificar meu interesse e o que era possível em programação. Daí, eu completei as linguagens que ele me indicou com outras que sempre estão requisitadas em vagas de emprego. Formando uma lista de habilidades necessária para um currículo e projetos que interessariam recrutadores.

Talvez eu não tivesse ficado tão motivada se não tivesse construído esse site fofo do zero, mas essa sou eu. Não resisto a construir coisas fofas. Se é para eu fazer algo, que seja esteticamente bonito e que traga algum tipo de alegria.

Em seguida, depois de construir a lista, eu comecei o trabalho. Algumas aulas foram mais completas que outras, então é sentar na cadeira e assistir vários professores passando a informação até absorver. E este primeiro ciclo de professores estou quase terminando, só falta a introdução a banco de dados. Mais algum tempo já estarei segura para aulas de aprofundamento e o mais importante, currículos!

Diferente de mandarim, que eu absorvo bem rápido, linguagens de programação ainda parecem bem complicadas. Então apenas espero que no final do ano eu já consiga ter conhecimento suficiente para eu poder me candidatar a algumas vagas. E, talvez, me motivar a um novo curso superior. Para deixar direito para trás de uma vez por todas. Por isso mesmo, não estou colocando prazos no meu aprendizado, só balizando uma possibilidade de reingresso em um curso superior.

O mais importante é eu estar segura para assumir uma vaga, diferente de com mandarim, que é parte de um desejo mais simples, ver novela sem legenda, comparado a estabelecer uma nova carreira. Gosto de ter certezas, sou capricorniana, afinal.

Comentários