Em 2021 eu quero estar no nível intermediário de mandarim

Queria ser melhor com datas. Pelas minhas contas, acredito que comecei a estudar mandarim em agosto, ou talvez depois. Conto o tempo aproximado pelas novelas que assisti. Comecei com Ashes of Love (tem na netflix) e, se assisti uma por mês desde então, acredito que agosto seja a data que comecei a estudar, mas a imprecisão não me ajuda a perceber meu desenvolvimento.

Presumindo que sejam cinco meses de aulas. Nesse tempo estudando por aplicativo e material diverso espalhado pela internet eu já consigo entender frases pequenas em novelas, sem ajuda da legenda. Esses pequenos acertos me motivam muito a continuar e cada vez mais eu percebo quanto de mídia eu consumo em mandarim. Por exemplo, uma das minhas vloggers de simple life favoritas, a Audrey Chen, publica os vídeos em mandarim. Um dos meus doramas favoritos, Mars, é de Taiwan, ou seja, também em mandarim.

 

Eu estava lavando o banheiro quando reconheci a palavra "shufu" e
depois "haochi" no vlog dela de natal. O susto foi que eu nunca tinha reparado no idioma dos vlogs.

 

Como eu sempre entendia pelas legendas em inglês e meio que tinha aceitado que eu assistia vlogs em  idiomas que eu não entenderia nada, não prestei atenção nas palavras ditas, não parei para tentar reconhecer. E, em minha defesa, o mandarim de Taiwan tem um sotaque bem diferente do mandarim continental. Dei sorte de encontrar essas duas palavras no vlog da Audrey. Assistindo Flames's Daughter, um drama da China continental, eu entendo algumas palavras, em Mars, fico bastante perdida. 

 

TW-DRAMA] Mars (Zhan Shen)
eu : "por que estou cantarolando a abertura de Mars?"
eu depois: "porque é drama de Taiwan, sua burra!"

 

Estou sendo otimista, veja bem, mas acredito que nesse ritmo, pela metade do ano creio já consiga acompanhar um aula do básico em um curso regular e tirar bastante dúvida, pedir recomendação de gramática, etc. Estou me preparando para aprender o máximo. E nem falo de dúvidas relativo a dificuldades com hanzi - os ideogramas -, por que são aprendizados para sempre, mas para eu entender uma frase em chinês tem toda uma estrutura diferente, p.ex. verbo de ligação não existe e, assim, outras classes de palavra podem ter função de verbo, o passado é formado com uma partícula que indica ação concluída e, como muitas palavras tem o mesmo som, é fácil se perder em homófonos. Aprender todo e qualquer detalhe importa, o que eu possivelmente deixo passar aprendendo sozinha.

E ainda que minha rotina fique mais caótica, eu me divirto muito estudando mandarim e não quero diminuir meu ritmo de estudo, por isso considero possível eu avançar  para o intermediário até o final do ano, ou um nível suficiente que eu saiba mais hanzi e leia algumas legendas em novelas, consiga acompanhar canais de youtube de simple life com alguma dificuldade e quem sabe, até entrar em grupo de tradução de drama. Saber mandarim vai ajudar a adaptar melhor a tradução do inglês.

Estudar mandarim é uma forma muito boa que eu encontrei de manter meu foco, reconstruir minha concentração e me sentir bem. Escrever os hanzis é uma atividade muito agradável que meu cérebro automaticamente associa a ASMR e toda a frase que eu entendo sozinha recompensa bastante o esforço.


Por que usei mandarim ao invés de chinês para me referir ao idioma? Está explicado neste episódio aqui de Chá da China.


Comentários

  1. Moranaaa, eu tô passando por um processo muito parecido. Tô usando um app pra aprender mandarim desde abril, mas fui pegar firme nele mesmo lá pro final de agosto. E aí eu vejo as séries em mandarim e fico toda empolgada quando reconheço uma palavra. Quando eu entendo trocadilho com escrita então? Fico feliz pro resto da semana. Não acho que eu vou sair do básico este ano, mas fico muito empolgada com o aprendizado de línguas. E eu também só quero aprender pra poder ver trem sem legenda e ler novel sem tradução. Prioridades! KJSBVAKJVBASK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, esse clube de mandarim é bem maior do que eu imaginava e fico feliz com isso. Acho uma língua tão linda!

      Excluir
    2. Gente, esse clube de mandarim é bem maior do que eu imaginava e fico feliz com isso. Acho uma língua tão linda!

      Excluir
  2. Obrigada por indicar o podcast, querida! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário